Vitor Sonego (esquerda) quando jogou no Guarany de Sobral. Celinho (direita) no curso para técnico na CBF |
Por Rodrigo Becker
Janeiro começa e sempre fica aquela expectativa, para os amantes do futebol vivenciarem, e para os garotos de até 20 anos, o sonho de disputar uma das competições de base mais importante do mundo.
Estou falando da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Competição onde sairam dezenas de craques para o futebol do Brasil e exterior. Campeonato que é realizado, desde 1969 e, tradicionalmente, tem a decisão no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25 janeiro).
E nas histórias das finais, dois cerquilhenses tiveram a oportunidade de disputar a decisão, e seguir a carreira no futebol profissional.
Para quem ainda não os conhece, vou apresentá-los:
Célio da Silva "Celinho", zagueiro, jogando pelo Santo André, disputou a Copa São Paulo 2003. A equipe do ABC fez uma baita de uma competição, revelando vários atletas para o futebol brasileiro e exterior.
Celinho (1° esquerda) campeão no Jorge Wilsterman da Bolívia Foto: Reprodução Instagram |
Em 2003, o Santo André chegou a grande decisão contra o Palmeiras, no Pacaembu. No tempo normal o Palmeiras vencia por 2 a 0, e o São André foi em busca do empate, que saiu no finalzinho do jogo. A decisão foi para os pênaltis. O Santo André venceu, por 5 a 3, conquistando até hoje seu único título na copinha.
Santo André campeão Copa SP 2003 Foto: Ramalhão Net |
Com a conquista da Copinha, Celinho subiu para equipe profissional do Santo André, onde conquistou dois títulos. Campeão da Copa Paulista 2003 e da Copa do Brasil 2004. O título da Copa do Brasil, o Santo André conquistou contra o Flamengo, no Maracanã. E foi vice-campeão Brasileiro da Série C 2003.
Profissionalmente, além do Santo André, Celinho jogou no Paulista, Atlético Sorocaba, Santacruzense, Guaçuano, Jorge Wilsterman (Bolívia), Birkirkara e Valletta de Malta. Célio encerrou a carreira em 2013, no Clube Aurora da Bolívia.
Equipes que ele conquistou mais alguns títulos:
- Campeão do Torneio Cochabamba e Aerosul 2011 - Jorge Wilsterman da Bolívia;
- Campeão da Copa AME 2012 - Birkirkara de Malta;
- Vice-campeão da Série C 2003 - Santo André.
Atualmente, Celinho é técnico de futebol profissional, com formação em cursos da CBF.
Trabalha na escolinha da Arena Flamboyant Sport, em Cerquilho.
Já trabalhou como técnico nas equipes: Santacruzense, Itaberaí, São Paulo city e Rio Claro.
Celinho quando foi técnico na Santacruzense |
Vitor Sonego "Sony", meia-ofensivo, foi mais um cerquilhense que teve a oportunidade de jogar a grande decisão da Copa São Paulo.
Em 2006, o cerquilhense brilhou na Copa São Paulo.
Vitor Sonego - Guarany de Sobral |
Jogando pelo Comercial de Ribeirão Preto, Vitor marcou 5 gols na competição, sendo peça importante para a equipe chegar à final. Decisão que o Comercial enfrentou o América/SP, no Pacaembu.
No tempo normal, houve empate em 0 a 0. Nos pênaltis, o América venceu por 3 a 1.
Vitor Sonego, foi vice-campeão pela equipe do interior paulista, e entrou na seleção da Copa São Paulo 2006, ficando entre os 11 melhores do campeonato.
Profissionalmente, Vitor jogou no Ituano, Corinthians B, São José (SP), Penapolense, Santo André, Joinville, Guarany de Sobral, Club African da Tunísia, Al Shota da Síria e Cene/MT. Encerrou a carreira em 2015, no Cene.
- Vice-campeão Copa São Paulo Júnior 2006 -Comercial (SP);
- Vice-campeão Catarinense 2014 - Joinville.
Atualmente, Vitor Sonego, é proprietário do "Nosso Bar" na rua São José, 1.111, em Cerquilho, onde mora. E joga campeonatos de futebol amador, em Cerquilho e região.
Fica a torcida, para que num futuro próximo, mais cerquilhenses tenham a oportunidade de disputar e jogar uma final de Copa São Paulo Júnior.
Curta a Fanpage do site Cerquilho Esportes
CLIQUE> https://www.facebook.com/CerquilhoEsportes
0 comentários:
Postar um comentário