|
Vitor Sonego (esquerda) quando jogou no Guarany de Sobral. Celinho (direita) no curso para técnico na CBF |
Por Rodrigo Becker
Janeiro começa e sempre fica aquela expectativa, para os amantes do futebol vivenciarem, e para os garotos de até 20 anos, o sonho de disputar uma das competições de base mais importante do mundo.
Estou falando da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Competição onde sairam dezenas de craques para o futebol do Brasil e exterior. Campeonato que é realizado, desde 1969 e, tradicionalmente, tem a decisão no dia do aniversário da cidade de São Paulo (25 janeiro).
E nas histórias das finais, dois cerquilhenses tiveram a oportunidade de disputar a decisão, e seguir a carreira no futebol profissional.
Para quem ainda não os conhece, vou apresentá-los:
Célio da Silva "Celinho", zagueiro, jogando pelo Santo André, disputou a Copa São Paulo 2003. A equipe do ABC fez uma baita de uma competição, revelando vários atletas para o futebol brasileiro e exterior.
|
Celinho (1° esquerda) campeão no Jorge Wilsterman da Bolívia Foto: Reprodução Instagram |
Em 2003, o Santo André chegou a grande decisão contra o Palmeiras, no Pacaembu. No tempo normal o Palmeiras vencia por 2 a 0, e o São André foi em busca do empate, que saiu no finalzinho do jogo. A decisão foi para os pênaltis. O Santo André venceu, por 5 a 3, conquistando até hoje seu único título na copinha.
|
Santo André campeão Copa SP 2003 Foto: Ramalhão Net |
Com a conquista da Copinha, Celinho subiu para equipe profissional do Santo André, onde conquistou dois títulos. Campeão da Copa Paulista 2003 e da Copa do Brasil 2004. O título da Copa do Brasil, o Santo André conquistou contra o Flamengo, no Maracanã. E foi vice-campeão Brasileiro da Série C 2003.
Profissionalmente, além do Santo André, Celinho jogou no Paulista, Atlético Sorocaba, Santacruzense, Guaçuano, Jorge Wilsterman (Bolívia), Birkirkara e Valletta de Malta. Célio encerrou a carreira em 2013, no Clube Aurora da Bolívia.
Equipes que ele conquistou mais alguns títulos:
- Campeão do Torneio Cochabamba e Aerosul 2011 - Jorge Wilsterman da Bolívia;
- Campeão da Copa AME 2012 - Birkirkara de Malta;
- Vice-campeão da Série C 2003 - Santo André.
Atualmente, Celinho é técnico de futebol profissional, com formação em cursos da CBF.
Trabalha na escolinha da Arena Flamboyant Sport, em Cerquilho.
Já trabalhou como técnico nas equipes: Santacruzense, Itaberaí, São Paulo city e Rio Claro.
|
Celinho quando foi técnico na Santacruzense |
Vitor Sonego "Sony", meia-ofensivo, foi mais um cerquilhense que teve a oportunidade de jogar a grande decisão da Copa São Paulo.
Em 2006, o cerquilhense brilhou na Copa São Paulo.
|
Vitor Sonego - Guarany de Sobral |
Jogando pelo Comercial de Ribeirão Preto, Vitor marcou 5 gols na competição, sendo peça importante para a equipe chegar à final. Decisão que o Comercial enfrentou o América/SP, no Pacaembu.
No tempo normal, houve empate em 0 a 0. Nos pênaltis, o América venceu por 3 a 1.
Vitor Sonego, foi vice-campeão pela equipe do interior paulista, e entrou na seleção da Copa São Paulo 2006, ficando entre os 11 melhores do campeonato.
|
Vitor Sonego - campeão pela Biatex Foto: Facebook Biatex |
Profissionalmente, Vitor jogou no Ituano, Corinthians B, São José (SP), Penapolense, Santo André, Joinville, Guarany de Sobral, Club African da Tunísia, Al Shota da Síria e Cene/MT. Encerrou a carreira em 2015, no Cene.
- Vice-campeão Copa São Paulo Júnior 2006 -Comercial (SP);
- Vice-campeão Catarinense 2014 - Joinville.
Atualmente, Vitor Sonego, é proprietário do "Nosso Bar" na rua São José, 1.111, em Cerquilho, onde mora. E joga campeonatos de futebol amador, em Cerquilho e região.
Fica a torcida, para que num futuro próximo, mais cerquilhenses tenham a oportunidade de disputar e jogar uma final de Copa São Paulo Júnior.
Curta a Fanpage do site Cerquilho Esportes
CLIQUE> https://www.facebook.com/CerquilhoEsportes